divulgar-uma-loja-online

Abriu o seu e-commerce, mas agora está com dificuldades em perceber como pode divulgar uma loja online e aumentar as vendas? É uma questão pertinente, desejar que cada vez mais pessoas fiquem rendidas aos seus produtos ou serviços, mas a solução não passa por andar a pregoar por aí “é pró menino e prá menina”. A solução para divulgar uma loja online passa por uma série de estratégias de Marketing Digital que podem ajudá-lo a ampliar a imagem do seu e-commerce para alavancar as vendas… em pouco tempo!

 

Como divulgar uma loja online | Com a criação de conteúdo

O primeiro passo para divulgar uma loja online é a criação de conteúdo. Mas não falamos só do conteúdo do e-commerce no que a nomes e preços dos produtos diz respeito, falamos também – e principalmente – de marketing de conteúdo, uma estratégia para produzir conteúdos relevantes que estejam em conformidade com os interesses do seu público-alvo de modo a responderem aos seus “problemas” e a promoverem um relacionamento positivo entre a sua loja virtual e os consumidores… que a seu tempo culmine na compra! Mas para que isso aconteça, o seu conteúdo deve ser planeado e calendarizado e deve responder a objetivos específicos (pode ser aumentar as vendas da loja online, sim, mas também pode ser aumentar a notoriedade da sua marca, etc). Além disso, o conteúdo deve ser estruturado de acordo com a sua audiência, ou seja, usando a sua linguagem e formato preferido (texto, vídeo, fotos…) e deve ser diferente de acordo com a plataforma onde vai ser publicado (blog, site, Facebook, YouTube…). 

Como divulgar uma loja online | Com a otimização SEO dos conteúdos

Os seus conteúdos, além de relevantes, devem ser otimizados com SEO (Search Engine Optimization) para conseguirem chegar aos primeiros lugares dos motores de busca, como o Google. Essa otimização SEO é fundamental para divulgar a sua loja virtual a quem procura pelo que vende, mas desconhece a existência do seu e-commerce. Damos-lhe um exemplo simples: imagine que vende produtos para animais de estimação e otimiza um ou mais conteúdos com a palavra-chave “brinquedos para cães” para conseguir atrair os utilizadores que procuram no Google por brinquedos para cães sem grande esforço e sem custos com campanhas publicitárias. Claro que explicado assim parece simples, mas a verdade é que este trabalho de otimização SEO para melhorar o posicionamento das páginas do seu site nos motores de busca, exige alguns conhecimentos específicos para definir as melhores palavras-chave principais e secundárias, mas também para conseguir, por exemplo, otimizar a URL do site, o title e a meta description de cada página, as headlines (H1, H2, H3, H4…), imagens, links internos, etc.

Como divulgar uma loja online | Com publicações em diferentes canais

Agora que tem o seu conteúdo pronto, que o sabe relevante para o seu público-alvo e bem otimizado com estratégias SEO, é hora de o publicar em diferentes canais, tendo em conta que cada plataforma tem as suas especificidades e que por isso não pode ter dois conteúdos iguais. Apesar de existirem vários sítios na Internet (e fora dela) onde pode divulgar os seus conteúdos, para atrair mais visitantes até ao seu e-commerce, aconselhamos os seguintes canais, além da loja virtual: redes sociais, links patrocinados, blog e email marketing.

Redes Sociais

Seja no Facebook, seja no Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp… os seus potenciais clientes andam por aí, nas redes sociais, e é por isso que deve aproveitá-las para divulgar o negócio. Portanto, e partindo do principio de que conhece bem a sua audiência, identifique a ou as redes sociais preferidas do seu público-alvo e comece a publicar conteúdos relevantes: de textos com soluções para os “problemas” dos potenciais clientes a passatempos e sorteios, passando por fotos e vídeos interessantes que levem as pessoas a interagir, e sem se esquecer de responder atempadamente aos comentários e questões dos seus seguidores.

Links Patrocinados

Se quer atingir resultados rapidamente e tem verba para investir em Marketing Digital, sugerimos-lhe os links patrocinados. Esta estratégia de publicidade paga, por um valor relativamente baixo (se comparada à publicidade tradicional) consegue um bom retorno e isso porque pode segmentar o público para alcançar apenas as pessoas que identificou como potenciais clientes da sua empresa e pode escolher a forma e as plataformas em que as suas campanhas vão aparecer, sendo que nesta matéria temos de dar destaque a duas: Google Ads e Facebook Ads.

  • Google Ads – Há duas formas para publicitar os seus produtos/serviços no Google Ads, na rede de pesquisa (páginas de resultados do Google) e na rede de display (banners noutros sites). Ambas dão os seus frutos, só tem de entender qual a mais válida para alcançar a sua audiência… ou usar as duas!
  • Facebook Ads – Com o Facebook Ads pode exibir anúncios bem segmentados e atrativos dentro do Facebook e Instagram. A ferramenta tem grande potencial para atingir a sua audiência e levá-la a interagir com a sua empresa.

Blogs

Ter um blog e/ou publicar conteúdos em blogs de terceiros, é uma excelente estratégia – quiçá a melhor? – para marcar presença nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa do Google e chegar às pessoas que pesquisam pelos seus produtos e serviços, mas (ainda) não conhecem a sua loja. Como sabe, os consumidores modernos, quando sentem necessidade de adquirir um produto ou serviço, começam, quase sempre, por fazer pesquisas na Internet em busca de informações que os ajudem a escolher, e é por isso que um blog empresarial é importante na sua estratégia de Marketing Digital, pois permite (através de conteúdos relevantes que resolvam alguma dúvida ou problema dos utilizadores, otimizados com SEO) que as suas páginas na Internet sejam consideras pelo algoritmo do Google, listada nos primeiros lugares dos resultados… e clicadas! E nesse momento o primeiro passo rumo à conversão – encaminhamento do utilizador para a sua loja virtual – está dado!

Email Marketing

O email não está ultrapassado, pelo contrário, é uma das estratégias mais utilizadas em Marketing Digital para gerar leads e fidelizar clientes! Claro que antes de mais deve ter uma boa base de dados com emails de pessoas interessadas em receber informações da sua empresa, mas depois o céu é o limite! É que, por ser uma mensagem privada, o email marketing pode ser personalizado (e já agora, automatizado) para criar relacionamentos entre o seu e-commerce e os consumidores e gerar muitos leads para a sua loja online.

Remarketing

O remarketing é outra forma de divulgar uma loja online. Trata-se de uma ferramenta paga do Google Adwords que pode ser usada para divulgar anúncios da sua empresa a utilizadores que tenham manifestado interesse pelos seus produtos/serviços, com o objetivo de alcançar a conversão. No fundo, e como o nome indica, é fazer marketing de novo, voltar a relacionar-se com os visitantes da sua loja virtual que não terminaram determinada ação (por exemplo, encheram o carrinho de compras, mas depois desistiram). E isso consegue-se através de um anúncio a determinado produto ou serviço que o utilizador tenha estado a ver (e graças à ajuda de cookies) que este apareça constantemente à sua frente, navegue por onde navegar!

Influenciadores Digitais

Outra ideia vencedora para divulgar uma loja online é investir em influenciadores digitais ou digital influencers na sua gestão de redes sociais. Referimo-nos àquelas personalidades públicas que têm um grupo de seguidores numeroso e fiel, interessado em interagir com tudo o que publicam. Mas escolha um influenciador digital com um perfil ajustado à missão da sua empresa e capaz de influenciar a tomada de decisão de compra dos seus seguidores. Lembre-se que os influenciadores digitais conseguem melhores resultados que a publicidade que faz à sua empresa (online e offline) simplesmente porque as pessoas tendem a seguir os conselhos de familiares, amigos e personalidades que admiram, mais do que a anúncios! Por isso é só dar-lhes um dos seus produtos ou deixá-los usufruir de um dos seus serviços… que eles fazem o resto!

Se este artigo lhe interessou, apesar de ainda não ter o seu e-commerce a funcionar, clique aqui e saiba tudo o que precisa para abrir uma loja online em Portugal!