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Dinheiro, money, carcanhol, guito, euros… quanto mais melhor, não é verdade? E falando-se de uma empresa onde as finanças devem estar sempre equilibradas, de preferência a tombar para o lado mais pesado, dicas para poupar dinheiro são sempre bem-vindas!

Administrar uma empresa é um desafio e qualquer artigo que fale de dicas para poupar dinheiro é lido com avidez pelos empresários que querem reduzir custos na organização. Faz parte desse grupo de pessoas? Muito bem! Então saiba que existem inúmeras formas de diminuir despesas num negócio, e rios de tinta foram gastos a falar do assunto, mas neste texto vamos limitar-nos a 6 ideias eficazes que pode implementar agora para economizar tempo e dinheiro e melhorar a sua administração. Venha conhecê-las!

Dicas para poupar dinheiro

Energia

Os computadores ligados, o ar condicionado a funcionar, as luzes acesas o dia inteiro… Não há como negar que o consumo de energia numa empresa é sempre bastante elevado, pois a eletricidade é imprescindível para o desenvolvimento das suas atividades. Ainda assim, é possível poupar energia e equilibrar as finanças rapidamente, através de algumas mudanças de comportamentos e/ou de equipamentos.

  • Instigue os seus colaboradores a desligarem na tomada os computadores ao final do dia, em vez de os deixarem em stand by a gastar energia.
  • Coloque as secretarias junto das janelas para melhor aproveitar a luz natural.
  • Instale sensores de movimento para garantir que as luzes só estão acesas quando há pessoas presentes nesse local.
  • Troque as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED de baixo consumo.  
  • Prefira computadores portáteis que gastam menos energia do que os desktops.
  • Opte por impressoras de jato de tinta em vez de impressoras a laser que gastam mais energia.
  • Se tiver disponibilidade financeira para investir na instalação de painéis solares, faça-o! A longo prazo será a melhor solução para poupar energia.

Água

Embora menos pesada que a conta da luz, a conta da água também costuma ser elevada, não é verdade? E não há necessidade disso porque com algumas medidas simples consegue poupar água na sua empresa. E o efeito positivo não se vê só na fatura no final do mês. Também reforça a imagem da sua marca como defensora do ambiente, na mente dos consumidores, parceiros de negócio e comunidade.

  • Instale sensores de controlo de infravermelhos nas torneiras e nos autoclismos para poupar água, de modo a que não fique a jorrar desnecessariamente.
  • Prefira água não potável para utilização industrial.
  • Reduza o uso do ar condicionado.
  • Faça uma manutenção periódica aos sistemas de aquecimento e arrefecimento da empresa de modo a que estejam sempre a ser utilizados da forma mais eficiente possível.
  • Se for o caso, use temporizador na rega. E recolha, se possível, água usada e água pluvial para reutilização na rega ou limpeza.

Comunicação

O telefone e a Internet são dois custos fundamentais para manter e desenvolver o seu negócio, sim, mas é possível reduzi-los sem prejuízo para as suas atividades.  

  • Analise as suas reais necessidades (telefone fixo, telemóvel, acessos à Internet…) para encontrar um plano de comunicação para empresas mais económico e com uma boa relação custo/benefício.
  • Compare as ofertas das diferentes operadoras ou tente negociar com a sua operadora um plano mais económico.
  • Aproveite chats e aplicações online, como Skype e WhatsApp, para economizar tempo e dinheiro em chamadas telefónicas.

Material de escritório

Seja porque aí na empresa se consome exageradamente material de escritório seja porque o material escolhido não ajuda a poupar uns euros, há sempre desperdício. Logo, comece hoje mesmo a consciencializar a sua equipa para esse desperdício e para a consequente necessidade de poupar no material de escritório (papel, lápis, canetas, envelopes, cadernos, tinteiros…). É verdade que no final do mês pode parecer pouco, mas no final do ano a conversa é outra! 

  • Use produtos ecológicos (como tinteiros recarregáveis).
  • Dê preferência a documentos digitais em vez de documentos impressos. 
  • Se imprimir, use os dois lados da folha.
  • Use o email em vez do correio tradicional, sempre que possível.
  • Use papel só mesmo quando necessário e aproveite o papel usado para rascunhos, por exemplo.

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Fornecedores

As matérias-primas que utiliza na sua empresa são encomendadas a fornecedores, aos quais tem de pagar no final do mês. Ora, se esse valor a pagar conseguisse ser reduzido, não era uma festa?

  • Tente renegociar os preços com os seus fornecedores, principalmente com os fornecedores com quem já trabalha há bastante tempo e que, em princípio, não vão arriscar perder a sua empresa para a concorrência.
  • Se não conseguir renegociar valores com os parceiros habituais, procure por alternativas mais em conta, mas com a mesma qualidade.
  • Mesmo que considere os valores dos seus fornecedores satisfatórios, mantenha-se a par dos preços praticados no mercado.
  • Opte pela centralização de compras (para obter descontos) em vez de permitir que cada departamento encomende a um fornecedor diferente. 
  • Reveja os contratos com os fornecedores antes da renovação, principalmente os que se renovam automaticamente, porque aquilo que “ontem” era vantajoso para a sua empresa, hoje pode ser um prejuízo.

Colaboradores

Contratar, formar, despedir… Uma fatia generosa das suas despesas mensais vai para os colaboradores, mas sabia que também aí pode poupar e muito? 

  • Contrate novos recursos humanos somente quando precisar.
  • Analise muito bem os casos de despedimento de forma a que os custos com a rescisão estejam conforme a lei em vigor e sejam vantajosos para a sua empresa. 
  • Atente aos gastos com formação profissional, pois muitas vezes a contratação de técnicos qualificados pode compensar na medida em que evita despesas com treinos e até despedimentos.
  • Lembre-se sempre que trabalhadores pouco qualificados podem gerar prejuízos em todas as áreas do seu negócio.
  • Considere a terceirização como uma opção para atividades temporárias ou permanentes nas mais variadas áreas, na medida em que a terceirização pode ajudar a economizar dinheiro com pessoal, sem economizar na qualidade e produtividade da empresa.

Por falar em terceirização, já considerou recorrer a uma agência de marketing digital qualificada em vez de investir tempo e dinheiro na contratação e formação de um departamento de marketing próprio?

Poupar energia, reduzir custos no consumo de água, diminuir despesas na fatura de comunicação, otimizar o material de escritório, negociar com fornecedores e apostar em colaboradores qualificados ou na terciarização de algumas áreas de negócio… são as melhores dicas para poupar dinheiro e começar a equilibrar as finanças na sua empresa, poupando de um lado para poder investir no outro e aumentar os lucros.