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Abram alas para eles! Para os últimos dias do ano! Os preferidos das lojas online. Não pela proximidade do novo ano fiscal, mas sim pela possibilidade de aumentar as vendas no Natal. É que, com tantos utilizadores a pesquisarem na Internet por sugestões de presentes (neste preciso momento!), quem tem produtos e serviços disponíveis à distância de clique, tem tudo o que é preciso para as (boas) festas… ou quase tudo!


Aumentar as vendas no Natal não é uma oportunidade, é uma obrigação! E por isso lhe perguntamos, caro leitor, se já esgotou todos os seus esforços para aumentar as vendas na sua loja virtual ou se ainda tem fôlego para pôr em prática umas dicas? Tem? Ótimo! Porque vai a tempo de faturar muito em 2019. Lembre-se de que as compras de Natal começaram em meados de outubro, sim, mas o belo do português gosta de deixar tudo para a última da hora e se mesmo assim poder comprar comodamente através da Internet, melhor. Faça-lhe a vontade, mas siga os nossos conselhos!

Aumente as vendas no Natal com promoções

Não há nada que funcione melhor para impulsionar uma compra, do que promoções, sejam promoções relâmpago, descontos cumulativos em produtos ou serviços, ofertas do género “pague 2 leve 3”, custos de transporte grátis, etc. Efetivamente, as ofertas imperdíveis são excelentes para alavancar as suas vendas online, mas não tente ludibriar o seu público! Se não conseguir baixar os valores dos seus produtos ou serviços nem dar um “mimo” aos seus clientes pelo Natal, mas vale ficar-se por um desconto em cartão ou frete grátis até dia 25 de dezembro, por exemplo.

Use conteúdos para aumentar as suas vendas neste Natal

Conteúdos relevantes e otimizados com SEO são fundamentais em qualquer época do ano, mas se o objetivo é aumentar as vendas no Natal, a nossa sugestão passa por materiais para o seu e-commerce (mas também blog e redes sociais) cujos assuntos chamem a atenção das pessoas para o Natal. Falamos não só das habituais sugestões de presentes de Natal (para a mãe, tio, primo afastado…), mas também de dicas para viver melhor esta quadra festiva. Se vende flores pode, por exemplo, investir em conteúdos do género “os melhores arranjos florais para a mesa de Natal”. Mas não se esqueça de introduzir a palavra-chave (arranjos florais para a mesa de Natal) nos conteúdos, textos, imagens, vídeos, etc. E traga o tema Natal para as descrições de produtos e serviços também! Basta atualizar algumas secções da loja virtual durante uns dias ou colocar uns banners na home page. Dessa forma chama a atenção do algoritmo do Google que, por sua vez, destaca o seu e-commerce nos resultados de pesquisa, chamando a atenção dos consumidores.

Com campanhas de Marketing Digital pode impactar as suas vendas

Se tiver budget para investir em publicidade online, crie campanhas de marketing digital personalizadas e segmentadas para o seu público-alvo através do Google Ads ou Facebook Ads, entre outras possibilidades. Em alternativa, pode poupar uns tostões e enviar apenas email marketing aos seus contactos anunciando, por exemplo, aquela promoção imperdível de que falámos no primeiro ponto. E se possível, criando um senso de urgência: só até dia X!

Use mudanças no layout para conseguir mais vendas

Não interessa se investiu recentemente no design da sua loja virtual, é hora de considerar uma alteração para vender mais no Natal. E isso porque os conteúdos são importantes, sim, mas o Design também chama a atenção dos utilizadores e apela aos seus sentimentos e emoções. E quando isso acontece, os utilizadores tendem a identificar-se com a sua marca e a considerarem a compra do seu produto ou serviço. Do gorro de Pai Natal à árvore de Natal, passando por anjinhos, presépios e enfeites em tons vermelhos, dourados e prateados… vale tudo para vender alguns presentes, não é verdade? Tenha apenas cuidado para não comprometer a boa experiência de navegação e usabilidade da sua loja online com elementos e cores em demasia.

Com a otimização das redes sociais consiga aumentar as suas vendas

Integre a gestão de redes sociais da sua empresa nesta missão de vender mais no Natal e use o Facebook, LinkedIn, Instagram, YouTube e outras redes para divulgar os seus produtos ou serviços, ligando as suas publicações à Loja Online. Além de ter outro canal para mostrar o que vende e revelar os descontos de Natal, tem mais hipóteses de estreitar relacionamentos com o seu público, se usar as redes sociais. Retomando o exemplo da florista online… poder-se-iam publicar fotografias de arranjos florais para o Natal no Instagram e depois encaminhar facilmente as pessoas interessadas até ao site e receber algumas encomendas sem grandes gastos em Marketing Digital! Claro que havendo a possibilidade de investir mais um pouco, pode alavancar as suas campanhas através do Instagram Ads e Facebook Ads, por exemplo.

Como aumentar as vendas no Natal? | Com rapidez e agilidade

Nada do que aqui sugerimos será eficiente se não se assegurar da rapidez das operações na sua loja online durante o período do Natal, quando há mais tráfego na web (e fora dela!) e quando um site tem de carregar rapidamente, agilizar pagamentos, oferecer a possibilidade de o consumidor optar por meios de pagamento diferentes, assegurar a entrega dos produtos no melhor prazo e, claro, otimizar para compras online via smartphones.

O Natal é absolutamente perfeito para aumentar as vendas da sua Loja Online, mas para o conseguir há que definir uma estratégia de Marketing Digital que inclua um layout festivo, conteúdos sobre a grande quadra e promoções top. Tudo num site ágil e responsivo, capaz de dar resposta a todos os clientes. Interessado em aumentar as vendas neste Natal e nos que hão de vir? Peça-nos uma proposta para a estratégia da sua loja virtual, sem qualquer compromisso!