Criação
de marcas
Como criar uma marca
Preparado para se juntar ao grupo de empreendedores que já tiveram oportunidade de criar uma marca intemporal e geradora de confiança? Então, arregace as mangas e encete um longo período de trabalho até conseguir alcançar o êxito e reconhecimento junto do público consumidor. Para já, há que percorrer todas as etapas imprescindíveis à criação de marcas, incluindo o registo no INPI.
O que é uma marca?
Genericamente, uma marca é um nome, um sinal, termo, design, símbolo ou outra característica que identifica os produtos ou serviços de uma empresa ou entidade, destacando-a da concorrência.
Principais tipos de composição de uma marca
Nominativa: composta por palavras (incluindo nomes de pessoas, letras ou números).
Figurativa: composta por desenhos, imagens ou figuras.
Mista: composta por palavras (incluindo nomes de pessoas, letras ou números) e por desenhos, imagens ou figuras.
Sonora: composta por sons, desde que graficamente representáveis.
Tridimensional: composta pela forma do produto ou da sua embalagem.
Slogan: composta por uma frase publicitária, mesmo que a frase já esteja protegida por direitos de autor.
ETAPAS DA CRIAÇÃO DE MARCAS
Independentemente da composição, a marca será responsável por transmitir a alma do negócio. E se a estratégia de branding for bem definida, o público-alvo consegue associar instantaneamente os valores da sua empresa à sua marca. Até lá deve seguir algumas etapas da criação de marcas…
1ª Etapa – Mercado
Para já esqueça o nome, logótipo, slogan… a primeira etapa no processo de criação de marcas é entender o funcionamento do mercado para poder definir a posição da sua marca:
- Identifique os seus principais concorrentes.
- Faça uma análise à concorrência, avaliando a forma como ela comunica com os consumidores, online e offline: de redes sociais a lojas físicas!
- Identifique os seus potenciais clientes.
- Verifique quais são os “problemas”, desejos e necessidades dos seus potenciais clientes e que tipo de linguagem e forma de comunicação usam para expressar esses interesses/sentimentos.
2ª Etapa – Posicionamento
A segunda etapa deste processo de criação de marcas diz respeito ao posicionamento, ou seja, à forma como quer que a sua marca seja reconhecida pelos clientes. E nesse sentido aconselhamo-lo a definir e sintetizar num parágrafo o posicionamento, levando em linha de consideração a resposta a estas três perguntas:
- A quem é que o seu produto/serviço se destina?
Quem são as buyer personas da sua marca? - Que problema é que o seu produto/serviço resolve?
Que “dor” do seu potencial cliente consegue tratar ou que prazer consegue satisfazer? - Qual o seu diferencial perante a concorrência?
O seu produto/serviço tem mais qualidade? É mais barato? Mais rápido? Mais saboroso? Mais bonito?
Juntando as respostas a estas questões, consegue definir o posicionamento da sua marca!
3ª Etapa – Nome
Pode parecer uma tarefa simples, mas a escolha do nome exige tempo, dedicação, experimentação, comparação de termos e, claro, criatividade! Veja por exemplo o nome Google. Sabe que surgiu em referência ao termo “googol” que é matematicamente representado pelo número 1 seguido de vários zeros e sendo que a ideia era seguir a mesma lógica e organizar uma grande quantidade de informações dentro de um único motor de pesquisa? E os criadores da Nike que deram o nome à empresa em homenagem à deusa grega da vitória? E a Nestlé, tão associada a qualidade e confiança, que foi buscar o seu nome ao apelido do fundador que em alemão significa “pequeno ninho”? Claro que o nome da sua marca também pode vir para esta pequena lista se seguir algumas regras e sugestões para escolher um bom nome.
- Algumas regras para escolher o nome de uma empresa
- Escolher um nome que os consumidores memorizem e soletrem facilmente.
- Verificar, através de uma pesquisa na Internet, se o nome não tem uma conotação negativa noutro idioma.
- Pensar se o nome é facilmente adaptado ao logótipo, domínio, registo da marca, estratégias de marketing, etc.
- Confirmar se o nome é difícil de imitar e difícil de confundir com outras marcas existentes no mercado.
- Se pretende expandir as linhas de produtos/serviços no futuro, verificar se o nome é generalista ou se, pelo contrário, está ligado a um único produto ou serviço específico.
- Algumas sugestões úteis para escolher o nome de uma empresa
- Invente uma palavra. Exemplo: Pepsi, Nikon, Adidas, Kodak, etc.
- Crie uma associação para uma palavra. Exemplo: Apple para tecnologia informática.
- Baseie-se em nomes de pessoas associadas ao produto/serviço. Exemplo: Colgate (William Colgate) ou Philips (Gerard Philips).
Faça uma descrição literal. Exemplo: Banco de Portugal ou TAP, Transportes Aéreos Portugueses. - Use comparações ou metáforas. Exemplo: Jaguar (automóveis velozes e fortes).
- Combine duas palavras. Exemplo: Facebook (Face + Book)
Se nesta fase do processo de criação de marcas, tiver dúvidas ou sentir dificuldades, contacte a Sanzza. Temos ao seu dispor profissionais qualificados que o podem ajudar a escolher o melhor nome para a sua marca se destacar, bem como a imagem perfeita para o seu projeto.
Não se esqueça também que o domínio do seu website precisa refletir a sua marca. Escolha um que esteja disponível e enquadrado na sua estratégia (nacional/internacional).
4ª Etapa – Cores
Escolhido o nome, é hora de passar à representação visual da sua marca e dar uma atenção especial às cores que, de acordo com a psicologia das cores, conseguem transmitir sentimentos e estados de espírito, ainda que a nível do subconsciente. Repare que, mais do que definir a aparência da marca, as cores transmitem uma mensagem. E segundo alguns estudos de marketing, na maior parte das vezes, a primeira impressão que os clientes têm sobre um produto/serviço é baseada nelas. Por exemplo, muito vermelho pode despoletar sentimentos como amor, luxúria ou raiva e tons de azul, acalmarem. A par, use do seu bom senso e bom gosto para escolher as cores. O ideal é escolher, durante o processo de criação de marcas, dois a quatro tons e ter em conta as cores que melhor chamam a atenção:
- vermelho (induz à ação)
- azul (promove a produtividade e sucesso)
- branco (gera harmonia)
- verde (ajuda a relaxar)
- rosa (remete ao romantismo)
- cor-de-laranja (estimula o movimento)
5ª Etapa – Fontes
Já selecionou as cores? Ótimo, porque a próxima etapa do processo de criação de marcas prende-se com a escolha das fontes de letras que, se possível, devem combinar com as cores, a nível de legibilidade e mensagem visual. O ideal é não selecionar mais do que uma ou duas fontes diferentes, para não criar confusão nos consumidores. De resto, existem inúmeros tipos de fontes gratuitas para utilização comercial por onde escolher.
A Sanzza possui os melhores profissionais prontos para lhe proporcionar um excelente serviço de Branding.
6ª Etapa – Slogan
O slogan – aquela frase de fácil memorização que resume as características de um produto/serviço – é fundamental para atrair e cativar clientes. Por isso, o processo de criação de marcas engloba uma escrita enorme de frases que criem impacto em poucas palavras até que chegue à fórmula mágica para a sua empresa. E, tenha em conta que também aqui existem várias estratégias para escrever um bom slogan. Entre elas:
- Afirmar o seu valor.
- Criar metáforas.
- Estimular os consumidores à ação.
- Dar ênfase aos clientes.
- Usar rimas.
- Fazer com que o público-alvo se identifique com a sua marca.
7ª Etapa – Logótipo
Costuma-se dizer que o logótipo é a cara da sua empresa porque é a peça de design que a identifica ou representa. Por isso deve ser constituído por um desenho que seja fácil de percecionar e imediatamente reconhecido. E não só! O desenho deve ser visível e percetível em vários tamanhos e em todos os meios: site, redes sociais, mupies, outdoors, catálogos, flyers, etc. Hoje em dia o ideal é escolher um logótipo com um desenho único adequado a canais digitais ou de produção gráfica sem perder definição, seja um desenho abstrato, mascote que represente a empresa, emblema, iniciais, ícones, etc. O importante é que o logótipo se adeque à sua marca!
- Como registar um logótipo?
Registar um logótipo é proteger legalmente os seus desenhos, por isso é importante que aceda ao site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) para tratar do assunto, com a vantagem de que o serviço online é 50% mais barato do que o registo em papel.
A Sanzza pode ajudar a sua empresa a projetar-se no mercado, colocando ao seu dispor profissionais criativos e qualificados, prontos para desenhar o trajeto da sua marca de raiz.
COMO REGISTAR UMA MARCA?
Em Portugal, as marcas registam-se no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Porém pode optar por fazê-lo presencialmente no INPI ou aos balcões da Empresa da Hora ou ainda através do serviço online Marca na Hora (embora aqui tenha de escolher a marca e a firma numa lista de firmas e marcas já pré-aprovadas e disponíveis para compra).
Em todos os casos, antes de apresentar o pedido de registo, deve certificar-se de que…
- Não há uma marca igual.
- A marca pode ser registada.
- A marca permite identificar os seus produtos/serviços fazendo com que os consumidores sejam capazes de a reconhecer e distinguir das marcas de outras empresas existentes no mercado.
De resto deve ter em consideração que podem ser registadas marcas compostas por:
- Palavras (incluindo nomes de pessoas).
- Desenhos ou imagens, letras, números, sons (desde que possam ser representados graficamente).
- Forma ou embalagem do produto ou uma combinação de qualquer um destes elementos.
Mas não podem ser registadas marcas que:
- Sejam compostas por elementos usuais na linguagem do comércio, por determinadas formas ou por uma única cor, ou constituídas apenas ou essencialmente por elementos que descrevam o produto ou serviço.
- Possam induzir o consumidor em erro.
- Sejam contrárias à lei e à ordem pública ou que ofendam a moral e os bons costumes.
- Contenham símbolos de Estado, emblemas de entidades públicas nacionais ou estrangeiras, brasões, nomes ou retratos de pessoas, sinais com elevado valor simbólico, sem autorização.
- Compostas por sinais que copiem ou imitem outros já existentes, sem autorização do titular.
Elementos necessários para registar uma marca
E agora que já verificou a pertinência da sua marca e confirmou que não existe nenhuma irregularidade no nome, vai precisar de entregar online ou presencialmente os seguintes elementos/documentos:
- Formulário de Pedido de Registo de Sinais Distintivos do Comércio.
- Folha de continuação do pedido de registo preenchido em português e em duplicado, se necessário.
- Representação gráfica da marca (com as palavras, imagens, figuras e desenhos que a compõem e as cores da marca, caso queira registar cores).
- Dados de identificação de quem pede o registo (nome, firma ou denominação social, nacionalidade, morada, NIF e email).
- Classificação dos produtos/serviços a que a marca se destina, de acordo com a Classificação de Nice.
- Indicação do país onde fez o primeiro pedido de registo da marca, a data e o número do pedido, se quiser reivindicar a prioridade.
- Assinatura ou identificação eletrónica do requerente ou do seu mandatário.
- Autorização, se a marca tiver o nome ou retrato de outra pessoa, sinais, símbolos, brasões, emblemas ou distinções do Estado, municípios ou outras entidades.
- Número do registo da recompensa, se a marca referir uma recompensa.
- Declaração de consentimento do titular da marca com a qual a sua se pode confundir (se for o caso).
- Gravação de sons em formato mp3 ou WAVE, se a marca incluir sons.
Documentação entregue? Perfeito! Agora é só esperar pela aprovação, tendo em conta que registar uma marca demora, em média, 4 meses e isso porque depois de um exame formal para verificação dos dados, é obrigatória a publicação no Boletim da Propriedade Industrial. Mas vale a pena esperar!
Até lá vá tratando dos outros elementos de comunicação da sua nova empresa: estacionário, catálogo, flyers, site, blog, páginas em redes sociais… A Sanzza pode ajudar!