COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

comunicacao-empresarial

Não basta ser. É preciso parecer. Não basta fazer. É preciso mostrar como faz. Mesmo que a sua empresa comece a operar de forma eficiente, é através de uma boa comunicação empresarial que consegue passar informações relevantes aos seus colaboradores, fornecedores, parceiros, meios de comunicação, clientes e demais consumidores de forma a estreitar relações e reforçar a notoriedade.

Conceito de comunicação empresarial

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de transmissão de informação entre uma empresa e os seus diferentes públicos que tem por missão ajudar a empresa a atingir os seus objetivos, seja a nível de reputação e notoriedade seja a nível de angariação de leads, fidelização de clientes ou aumento dos lucros

Comunicação interna versus comunicação externa

Antes de avançarmos nesta matéria, importa explicar que por comunicação empresarial interna entende-se a transmissão e partilha de informações relevantes e estratégicas no seio da sua empresa enquanto que a comunicação externa é uma forma de transmissão de informação entre a empresa e os seus diferentes públicos. O principal objetivo da primeira é promover um diálogo salutar entre colaboradores e tornar o clima organizacional agradável. Já o objetivo da comunicação externa, é gerar, manter ou reforçar as relações entre a empresa e os seus diferentes públicos, melhorando a imagem da marca e ao mesmo tempo informando a opinião pública sobre diversos aspetos da vida empresarial, que podem afetar ou ser do interesse da sociedade em geral. Contudo, a comunicação empresarial externa não se limita a oferecer informação aos seus diferentes públicos, como processo bidirecional, pretende receber feedback, numa relação de interação que se pretende sistemática e contínua.

PRINCIPAIS CANAIS DA COMUNICAÇÃO INTERNA

Para que as ações da comunicação interna da sua empresa sejam bem-sucedidas, é necessário que analise detalhadamente os canais disponíveis para chegar ao público interno, de forma a escolher o ou os mais adequados, e sendo que os principais canais internos são:

  • Mural de avisos

É uma das formas mais tradicionais que a sua empresa pode adotar na comunicação interna e ainda hoje funciona. Basicamente trata-se de um quadro exposto num local central, onde se podem afixar avisos, notícias, cartazes, etc.

  • Email

Os emails e chats também podem ser utilizados nas estratégias de comunicação empresarial interna, através de grupos que podem incluir toda a empresa ou apenas departamentos específicos. Se transmitidas da forma certa e se não forem ignoradas pelos recetores, as mensagens enviadas por email são efetivas.

  • Televisão corporativa

Uma forma mais moderna e dinâmica de fazer comunicação interna é passando notícias e outras informações por meio de televisores colocados estrategicamente dentro da sua empresa, em locais de maior afluência de modo que o público interno possa ficar a par de tudo que acontece por lá.

  • Canal de vídeos interno

O canal de vídeos interno é semelhante à televisão corporativa, mas é muito mais simples e acessível, pois dispensa televisores já que o seu conteúdo é acedido através de computadores, tablets e smartphones dos colaboradores. O ideal é que cada departamento tenha o seu espaço para divulgar notícias e novidades.

Um canal de vídeos interno pode servir também como meio para a sua empresa oferecer treino e formação.

Conheça as soluções de vídeo e multimédia da Sanzza!

  • Intranet

A Intranet também é bastante utilizada como ferramenta de comunicação interna, pois sendo uma rede privada permite aos colaboradores partilharem arquivos e informações confidenciais, por exemplo, e manterem-se ligados a toda a empresa.

  • Jornal interno ou newsletter

Um jornal, newsletter ou revista interna (impressa ou digital) é outro canal através do qual é possível efetivar a comunicação interna, destacando as notícias mais importantes e reservando um espaço para cada setor ou departamento.

Não se esqueça de procurar por projetos de design editorial que comuniquem de forma clara o seu conteúdo!

PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA

Tal como acontece na comunicação interna, também na externa tem de escolher com cuidado as formas mais pertinentes e efetivas de chegar aos seus diferentes públicos externos. Os principais meios, são:

  • Comunicados de imprensa

Os comunicados de imprensa são uma forma eficaz de enviar informações sobre a sua empresa para os meios de comunicação social, dando a conhecer novos factos sobre o mercado de atuação, novas funcionalidades em produtos/serviços, incorporação de tecnologias, designações de cargos, eventos, etc.

  • Publicidade

A publicidade continua a ser um meio para promover o seu negócio, seja através de anúncios mais tradicionais na imprensa, rádio, televisão, outdoors, flyers, etc, seja através de publicidade na Internet, como Google Adwords.

Contacte a Sanzza para elaboração e implementação de campanhas no Google Ads.

  • Internet

A Internet deve fazer parte dos seus meios de comunicação empresarial externa já que é uma excelente forma de fornecer informações sobre produtos/serviços aos utilizadores, mas também de mostrar os seus propósitos e estreitar relações com clientes. Na web há a destacar, além do site institucional, os blogs e redes sociais como forma da sua empresa passar informações que ultrapassem o âmbito meramente institucional e abordar temas de interesse para o público-alvo.

Se procura um site institucional capaz de atrair visitantes e conquistar mais clientes, contacte a Sanzza.

  • Newsletters

As newsletters impressas ou digitais são outro meio da comunicação externa que pode e deve usar para passar informação a pessoas interessadas na sua empresa: notícias, descontos, promoções, etc.

  • Logótipo

Ter um bom logótipo é um requisito fundamental para a sua empresa ganhar visibilidade no mercado. Um logótipo graficamente atrativo e equilibrado, com uma boa seleção de cores, tipografia e iconografia é imperativo para criar uma identidade exclusiva ajustada ao seu propósito comercial e, claro, para alcançar resultados positivos.

Confie o seu logótipo a profissionais experientes! A Sanzza desenvolve estratégias de branding para criar marcas de sucesso!