COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Não basta ser. É preciso parecer. Não basta fazer. É preciso mostrar como faz. Mesmo que a sua empresa comece a operar de forma eficiente, é através de uma boa comunicação empresarial que consegue passar informações relevantes aos seus colaboradores, fornecedores, parceiros, meios de comunicação, clientes e demais consumidores de forma a estreitar relações e reforçar a notoriedade.
Conceito de comunicação empresarial
Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica de transmissão de informação entre uma empresa e os seus diferentes públicos que tem por missão ajudar a empresa a atingir os seus objetivos, seja a nível de reputação e notoriedade seja a nível de angariação de leads, fidelização de clientes ou aumento dos lucros
Comunicação interna versus comunicação externa
Antes de avançarmos nesta matéria, importa explicar que por comunicação empresarial interna entende-se a transmissão e partilha de informações relevantes e estratégicas no seio da sua empresa enquanto que a comunicação externa é uma forma de transmissão de informação entre a empresa e os seus diferentes públicos. O principal objetivo da primeira é promover um diálogo salutar entre colaboradores e tornar o clima organizacional agradável. Já o objetivo da comunicação externa, é gerar, manter ou reforçar as relações entre a empresa e os seus diferentes públicos, melhorando a imagem da marca e ao mesmo tempo informando a opinião pública sobre diversos aspetos da vida empresarial, que podem afetar ou ser do interesse da sociedade em geral. Contudo, a comunicação empresarial externa não se limita a oferecer informação aos seus diferentes públicos, como processo bidirecional, pretende receber feedback, numa relação de interação que se pretende sistemática e contínua.
PRINCIPAIS CANAIS DA COMUNICAÇÃO INTERNA
Para que as ações da comunicação interna da sua empresa sejam bem-sucedidas, é necessário que analise detalhadamente os canais disponíveis para chegar ao público interno, de forma a escolher o ou os mais adequados, e sendo que os principais canais internos são:
- Mural de avisos
É uma das formas mais tradicionais que a sua empresa pode adotar na comunicação interna e ainda hoje funciona. Basicamente trata-se de um quadro exposto num local central, onde se podem afixar avisos, notícias, cartazes, etc.
Os emails e chats também podem ser utilizados nas estratégias de comunicação empresarial interna, através de grupos que podem incluir toda a empresa ou apenas departamentos específicos. Se transmitidas da forma certa e se não forem ignoradas pelos recetores, as mensagens enviadas por email são efetivas.
- Televisão corporativa
Uma forma mais moderna e dinâmica de fazer comunicação interna é passando notícias e outras informações por meio de televisores colocados estrategicamente dentro da sua empresa, em locais de maior afluência de modo que o público interno possa ficar a par de tudo que acontece por lá.
- Canal de vídeos interno
O canal de vídeos interno é semelhante à televisão corporativa, mas é muito mais simples e acessível, pois dispensa televisores já que o seu conteúdo é acedido através de computadores, tablets e smartphones dos colaboradores. O ideal é que cada departamento tenha o seu espaço para divulgar notícias e novidades.
Um canal de vídeos interno pode servir também como meio para a sua empresa oferecer treino e formação.
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- Intranet
A Intranet também é bastante utilizada como ferramenta de comunicação interna, pois sendo uma rede privada permite aos colaboradores partilharem arquivos e informações confidenciais, por exemplo, e manterem-se ligados a toda a empresa.
- Jornal interno ou newsletter
Um jornal, newsletter ou revista interna (impressa ou digital) é outro canal através do qual é possível efetivar a comunicação interna, destacando as notícias mais importantes e reservando um espaço para cada setor ou departamento.
PRINCIPAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO EXTERNA
Tal como acontece na comunicação interna, também na externa tem de escolher com cuidado as formas mais pertinentes e efetivas de chegar aos seus diferentes públicos externos. Os principais meios, são:
- Comunicados de imprensa
Os comunicados de imprensa são uma forma eficaz de enviar informações sobre a sua empresa para os meios de comunicação social, dando a conhecer novos factos sobre o mercado de atuação, novas funcionalidades em produtos/serviços, incorporação de tecnologias, designações de cargos, eventos, etc.
- Publicidade
A publicidade continua a ser um meio para promover o seu negócio, seja através de anúncios mais tradicionais na imprensa, rádio, televisão, outdoors, flyers, etc, seja através de publicidade na Internet, como Google Adwords.
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- Internet
A Internet deve fazer parte dos seus meios de comunicação empresarial externa já que é uma excelente forma de fornecer informações sobre produtos/serviços aos utilizadores, mas também de mostrar os seus propósitos e estreitar relações com clientes. Na web há a destacar, além do site institucional, os blogs e redes sociais como forma da sua empresa passar informações que ultrapassem o âmbito meramente institucional e abordar temas de interesse para o público-alvo.
- Newsletters
As newsletters impressas ou digitais são outro meio da comunicação externa que pode e deve usar para passar informação a pessoas interessadas na sua empresa: notícias, descontos, promoções, etc.
- Logótipo
Ter um bom logótipo é um requisito fundamental para a sua empresa ganhar visibilidade no mercado. Um logótipo graficamente atrativo e equilibrado, com uma boa seleção de cores, tipografia e iconografia é imperativo para criar uma identidade exclusiva ajustada ao seu propósito comercial e, claro, para alcançar resultados positivos.