
Num mundo ideal, todas as empresas poriam à disposição dos seus consumidores, produtos e serviços inovadores, mesmo antes deles os pedirem! É verdade que o mundo ideal não existe, mas existem estratégias de Marketing ideais para descobrir o que os clientes querem. Nada mau!
Há muito tempo que o tecido empresarial percebeu que tinha de adequar a oferta à procura e não a procura à oferta, mas mesmo assim ainda há marcas que não se esforçam por conhecer bem as necessidades do seu público-alvo, precisamente as mesmas que depois se queixam das vendas. Não lhes siga o exemplo. Se quer faturar, tem de entender os desejos dos consumidores dos seus produtos ou serviços, e este artigo vai ajudá-lo a perceber como conseguir essas informações!
Como descobrir o que os clientes querem? | Entenda o diferencial do seu produto ou serviço
Antes de arregaçar as mangas para tentar descobrir o que os seus clientes realmente querem, deve refletir sobre o que tem para lhes oferecer. Só assim é que vai conseguir perceber de que maneira é que os seus produtos/serviços se encaixam nas necessidades e desejos das pessoas e que problemas lhes podem resolver.
Como descobrir o diferencial do seu produto ou serviço?
Se leva uns anos disto, é natural que tenha determinado o diferencial do seu negócio há algum tempo, mas se só agora abriu a sua empresa, comece do zero! O primeiro passo para descobrir o diferencial do seu produto é refletir sobre o propósito da sua empresa, se necessário fazendo uma análise SWOT para chegar aos pontos fracos e pontos fortes do negócio, mas também analisando a concorrência e falando com os seus clientes ou potenciais clientes.
Como descobrir o que os clientes querem? | Trace o perfil do seu cliente ideal
Tem de definir o seu cliente ideal ou persona, se quiser perceber o que os seus clientes realmente querem. Isto, pois a persona dar-lhe-á uma ideia clara de quem são as pessoas que deve atrair e cujo perfil pode ajudar a desenvolver as estratégias de Marketing mais acertadas. E, claro, também pode ajudar a não perder tempo nem dinheiro com pessoas que não estão verdadeiramente interessados naquilo que vende.
Como chegar ao cliente ideal?
Tendo em conta que o seu cliente ideal ou persona é aquele que simpatiza com a sua marca e que mostra interesse em interagir com ela, por exemplo escrevendo comentários positivos nas Redes Sociais, não é difícil recolher informações a respeito dos seus prospects e dos seus interesses. Tanto pode fazê-lo direta como indiretamente, presencialmente ou à distância, o que importa é conseguir reunir as informações fundamentais sobre a sua persona para ajustar os seus produtos/serviços às suas necessidades: características físicas e psicológicas, instrução, profissão, objetivos, ocupações, interesses, etc. Basicamente, convém perceber, através da sua pesquisa, o que a persona costuma comprar, quando, como, porquê e por quanto.
Como descobrir o que os clientes querem? | Faça inquéritos de satisfação
Além das informações que vai recolher sobre a sua persona, outra forma de entender as necessidades e gostos dos seus clientes para alinhar a sua oferta com o que eles realmente desejam, é usar o tradicional inquérito de satisfação: concebê-lo, aplicá-lo e depois analisá-lo para registar o nível de satisfação dos seus clientes e descobrir como o pode aumentar ou pelo menos ajustar às necessidades e desejos dessas pessoas.
Como fazer um inquérito de satisfação?
Elabore um modelo pergunta-resposta simples (que até pode enviar online para a sua base de dados) com questões claras sobre os seus produtos ou serviços, sejam perguntas abertas ou fechadas. Hoje em dia, existem várias ferramentas gratuitas para criar inquéritos de satisfação (como Google Forms ou SurveyMonkey) que pode usar para elaborar, enviar e medir os resultados dos seus inquéritos, de forma ágil e eficaz! E seja qual for a ferramenta, não se esqueça de identificar o objetivo do inquérito e se possível, oferecer algum benefício como forma de agradecimento. Afinal, os seus clientes estão a ajudá-lo a chegar a uma série de respostas importantes para o crescimento do seu negócio, nomeadamente: quais as características do produto/serviço que mais valorizam; o que menos gostam no produto/serviço; como seria o produto/serviço ideal e quanto estariam dispostos a pagar por ele, etc.
Como descobrir o que os clientes querem? | Invista numa boa Gestão de Redes Sociais
Os resultados dos seus inquéritos de satisfação devem ser secundados pela análise das interações entre a sua empresa e os seus clientes nas Redes Sociais (ou mesmo no seu site e blog), pois as opiniões, comentários e partilhas destas pessoas, costumam ser mais honestas e espontâneas. Ideais para chegar ao que os seus clientes realmente querem!
Como recolher comentários dos clientes?
Investindo numa boa Gestão de Redes Sociais e monitorando constantemente as interações geradas pelos seus conteúdos publicados na página do Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube, etc.
Como descobrir o que os clientes querem? | Consulte o seu serviço de apoio ao cliente
O seu serviço de apoio ao cliente, além de crucial para o sucesso do negócio, pode facultar informações valiosas para descobrir o que os seus clientes realmente querem.
Como extrair informações do apoio ao cliente?
Pode investir num software SAC que lhe garanta a recolha e análise de toda a informação recolhida durante os contactos com clientes (por email, telefone, chat, etc) ou simplesmente reunir com a sua equipa e tomar notas das principais reclamações e elogios que os clientes fazem.
Vender de forma indistinta, já era! A ideia hoje é vender produtos e serviços que resolvam os problemas dos seus clientes e não os seus problemas de tesouraria, sim?
E como viu, não é difícil determinar os gostos e necessidades do seu público-alvo. Ainda assim, se precisar de elaborar uma estratégia de Marketing que inclua a Gestão de Redes Sociais, não hesite em contactar a Sanzza. Podemos ajudá-lo a compreender o que os seus clientes realmente querem!