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Passa-a-palavra? Jornal? Site de emprego? Facebook? Separador “junte-se a nós” no site? Nada disso! Recrutar no LinkedIn é a melhor forma de encontrar profissionais qualificados. 

O LinkedIn é uma máquina de fazer negócios! Por isso, o seu número de utilizadores tem aumentado exponencialmente desde 2003, ano de lançamento, com cada vez mais empresas a resolverem recrutar no LinkedIn e mais profissionais a resolverem apresentar as suas competências. Ainda assim, há marcas que desconhecem o potencial desta rede social para captar profissionais capazes de melhorar a produtividade e competitividade do negócio. Não seja uma delas!

Porque é que devo recrutar no LinkedIn?

Deve recrutar no LinkedIn porque a rede tem mais de três milhões de utilizadores só em Portugal. Porque 25% desses utilizadores são de quadros superiores e porque mais de 98% das empresas mundiais de recursos humanos que optam por recrutar no LinkedIn… não podem estar erradas! Efetivamente, é bem possível que o LinkedIn seja a melhor forma de captar profissionais qualificados, incluindo aqueles que são mesmo difíceis de encontrar. Além disso, é a rede social que melhor potencia o contacto entre empresas e candidatos e que mais aumenta o networking profissional entre os seus utilizadores, com conteúdos de alto desempenho. Para os particulares é uma espécie de currículo digital com percurso académico e profissional. Para as empresas, o LinkedIn é uma espécie de montra virtual onde podem apresentar produtos e serviços, claro, mas onde podem também procurar novos talentos. De facto, empresas que procuram preencher vagas de trabalho, têm no LinkedIn uma forma simples e fácil – quer na versão gratuita quer na versão paga que oferece uma série de filtros e funcionalidades – de chegar à pessoa ideal para determinado cargo.

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Além do recrutamento, que outras vantagens oferece o LinkedIn à minha empresa?

Há muitas vantagens além do recrutar no LinkedIn! Se ainda não confirmou por si próprio porque não tem um perfil nesta plataforma ou não está a fazer uma Gestão de Redes Sociais eficaz, deixe-nos salientar que o LinkedIn também lhe permite:

  • Criar autoridade e fortalecer a marca, nomeadamente através de networking e conteúdos relevantes e educacionais que, aos poucos, transformam a sua empresa numa referência.
  • Promover o negócio e os seus produtos ou serviços, sem recorrer à venda direta, ou seja, através da partilha de conteúdos com as soluções que têm disponíveis para colmatar os problemas dos clientes.
  • Promover os colaboradores.
  • Descobrir novas oportunidades de negócio.
  • Participar em grupos e fóruns de discussão.

Como usar o LinkedIn para recrutamento?

A rede social LinkedIn é utilizada cada vez mais para divulgar vagas e selecionar candidatos, tanto que o ano passado até saiu a notícia de que a China estava a usar o LinkedIn para contratar espiões. E o certo é que – espiões à parte – é possível encontrar por lá todo o tipo de profissionais, de diversas áreas e com diferentes tipos de formação e experiência profissional. E como tal, também é possível recrutar no LinkedIn os melhores talentos para a sua empresa. Como? Seguindo as nossas dicas!

Crie uma conta no LinkedIn

Para começar, se ainda não tem uma conta no LinkedIn, deve criá-la o quanto antes de modo a poder começar a aproveitar as funcionalidades desta rede social e descobrir os melhores talentos para a sua empresa. E não chega criar uma conta! Deve mantê-la atualizada e publicar constantemente conteúdos relevantes para o seu público (notícias, artigos de blog, etc) de modo a que a sua empresa acabe por ser reconhecida e considerada um dos melhores locais para se trabalhar. 

Dê visibilidade aos seus colaboradores

Depois de criar uma conta no LinkedIn para o seu negócio, incentive os seus colaboradores a criarem também um perfil profissional associado à empresa de forma a aumentarem, em conjunto, a visibilidade dos profissionais e da marca. E aproveite para sugerir que partilhem vagas de emprego pelas suas redes de contacto. Assim será mais fácil recrutar no LinkedIn e obter excelentes resultados!

Procure por novos talentos

Quando o perfil da sua empresa estiver concluído e contar com conteúdos relevantes e também com uma série de ligações com outros perfis profissionais, pode começar a procurar por novos colaboradores, usando uma, algumas ou mesmo todas as dicas para recrutar talentos no LinkedIn que se seguem:

Página de LinkedIn da sua empresa

Entre os conteúdos relevantes que publica na página de LinkedIn da sua empresa pode incluir anúncios de emprego para atrair candidatos de forma totalmente gratuita.

LinkedIn Jobs

Em alternativa, pode usar o LinkedIn Jobs (sob pagamento de uma taxa mensal) ou os anúncios patrocinados do LinkedIn para aumentar a visibilidade das suas vagas de emprego e chegar mais fácil e rapidamente às pessoas certas para o lugar. E isso porque o LinkedIn Jobs tem uma série de filtros para triagem (ou segmentação) de modo a conseguir excluir os candidatos que não reúnem as condições necessárias para exercer determinada função. E ao mesmo tempo, dá-lhe a possibilidade de usar as palavras-chave mais importantes para o negócio e função em causa, de modo a aparecer nas pesquisas dos utilizadores com potencial para marcarem a diferença na sua empresa. Se procura por um técnico de Marketing Digital, por exemplo, é natural que usando a expressão “Marketing Digital” nos seus anúncios, seja visionado por todas as pessoas que procuram por essa função. Além da promoção de vagas, o LinkedIn Jobs recomenda-lhe candidatos e faz a gestão da sua oferta num painel onde é possível acompanhar os utilizadores, desde que se candidatam até que são contratados (ou descartados).

O LinkedIn Jobs traz grandes benefícios na contratação de pessoal: é uma ferramenta fácil de usar, eficaz e rápida a encontrar candidatos que se encaixem nos perfis de recrutamento da sua empresa. Mas só uma boa Gestão de Redes Sociais lhe pode garantir uma utilização correta desta e de outras funcionalidades.

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