Não importa se abriu a sua empresa ontem ou se gere um negócio há vários anos. Se tem um produto ou serviço para vender, deve ler este artigo e perceber quais as etapas para fazer um plano de Marketing Digital capaz de garantir que atinge as suas metas na Internet: conquistar leads, converter prospects em clientes, aumentar a notoriedade da sua empresa e fechar mais vendas!

O segredo para posicionar ou melhorar a imagem online de uma empresa está no plano de Marketing Digital. Sem um documento como este, que liste os objetivos e as estratégias digitais para os atingir, é provável que o seu negócio não consiga conquistar leads, melhorar o tráfego para o seu site, transformar mais prospects em clientes e, claro, aumentar a sua reputação e consequentemente as suas vendas. Assim, a questão que se impõe agora não é tanto “se”, mas “como”: como fazer um plano de Marketing Digital? É simples! Basta seguir algumas etapas específicas para a elaboração deste documento matriz que o vai orientar na percussão eficaz dos objetivos da sua marca, produto ou serviço, potenciando o retorno sobre o seu investimento. Mas antes disso

O que é um plano de Marketing?

Basicamente, é um documento que contém estratégias para vender produtos e serviços, onde se identificam as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio de modo a indicar onde deve empreender mais esforços e ajudar a aproveitar as oportunidades, potenciar os pontos fortes e eliminar ou reduzir os fracos.

Um plano de Marketing deve ainda conter aspetos culturais, ambientais e sociais, entre outros, capazes de influenciar direta ou indiretamente a performance do seu negócio.

O que é um plano de Marketing Digital?

É um documento que contém um conjunto de atividades ou estratégias de Marketing Digital que uma empresa pode executar online para fechar novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca, durante determinado período. De entre as principais estratégias de um plano de Marketing Digital, destaca-se o Inbound Marketing, Content Marketing ou Marketing de Conteúdo e SEO (Search Engine Optimization).

Por falar em identidade, sabe quais as etapas para criar uma marca?

Quais os principais benefícios de um plano de Marketing Digital?

  • Estipular objetivos para um determinado período.
  • Definir estratégias de Marketing online para alcançar e até superar esses objetivos.
  • Definir os números que se querem atingir ao longo do funil de vendas: número de visitantes do site, leads, prospects, novos clientes, etc.
  • Possuir uma visão clara do mercado e do público-alvo que a empresa quer atingir, definindo para tal a sua persona ou cliente ideal.
  • Segmentar o público, de forma a melhor lhe direcionar campanhas e outras ações de Marketing Digital.
  • Fomentar um diálogo aberto com os consumidores e um relacionamento constante com o público da sua empresa.
  • Colocar a sua marca como uma referência no mercado para clientes e concorrência.
  • Chegar a milhares de potenciais clientes gastando pouco dinheiro. 
  • Possibilitar a pequenos negócios uma divulgação tão eficiente quanto a das grandes marcas.
  • Acompanhar e medir os resultados de cada ação realizada, se necessário em tempo real. 

Leia também o nosso artigo “um bom website: a regra para que a sua empresa seja competitiva”.

Estrutura do plano de Marketing Digital

E agora que percebeu quais os principais benefícios de um plano de Marketing Digital, prepare-se para começar a elaborar o documento seguindo uma estrutura adequada, como a que lhe vamos apresentar de seguida.

1. Sumário executivo

No ponto número 1 do seu documento, deve fazer uma breve descrição do conteúdo do plano de Marketing Digital.

2. Análise interna

De seguida deve proceder a uma análise interna, identificando e avaliando os seguintes aspetos:

  • Missão, visão, valores e posicionamento da sua empresa.
  • Definição e diferenciação dos seus produtos/serviços.
  • Estabelecimento dos objetivos de curto, médio e longo prazo.
  • Análise dos recursos financeiros, recursos humanos e parcerias.
  • Análise do Marketing-mix atual da empresa (produtos ou serviços, preço, promoção e distribuição), volume de vendas, quota de mercado e portfólio de produtos/serviços.
  • Análise da evolução nos últimos três anos dos produtos/serviços, incluindo preços (se possível).
  • Análise das suas últimas estratégias de promoção e comunicação, assim como do seu posicionamento atual na Internet (no caso de já laborar há pelo menos mais de 6 meses).
  • Análise do perfil do seu consumidor ideal ou persona: gostos, atitudes, comportamentos, hábitos de consumo, interesses, motivações, desejos e expetativas.
  • Definição das suas palavras-chave, ou seja, das expressões ligadas às suas ofertas que sejam mais mencionadas nas pesquisas dos internautas quando procuram pelos “seus” produtos ou serviços em motores de busca.

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3. Análise externa

Concluída a análise interna, pode passar à análise externa da sua empresa, identificando e avaliando os seguintes aspetos:

  • Análise do mercado onde atua: volume de vendas, quotas de mercado, taxas de crescimento, tendências e características do mercado digital.
  • Análise PESTAL (Política, Económica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal).
  • Análise da concorrência com descrição dos recursos digitais: sites, lojas virtuais, blogs, redes sociais, SEO, publicidade online, conteúdos, posicionamento, etc.

4. Análise SWOT

Ainda no campo das análises, é necessário fazer uma análise sincera das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças no meio digital (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats).

5. Definição de objetivos

Em quinto lugar, defina os objetivos de Marketing Digital: fechar mais vendas, fidelizar clientes, fomentar a notoriedade e reputação da sua empresa, aumentar as visitas do site, melhorar o tráfego orgânico, captar leads, estabelecer uma relação com os clientes, etc.

6. Estratégias de Marketing Digital

Depois de definidos os objetivos, é fundamental expor os métodos que pretende usar para os alcançar as metas (Marketing de Conteúdo, SEO, Google Ads, Facebook Ads, vendas online…) e definir então as políticas de Marketing-mix e as estratégias de Marketing Digital para alcançar os objetivos propostos, e que podem passar pela fidelização, diferenciação de produtos/serviços e posicionamento, segmentação e targeting. 

Mas antes disso, é fundamental fazer um diagnóstico dos seus canais digitais para definir as políticas de Marketing-mix. Por exemplo… o site da sua empresa está otimizado com SEO? É responsivo? Garante uma boa navegação? Tem atualizado as suas redes sociais? Investido num design apelativo? Publicado novos conteúdos no seu blog? Enviado newsletters aos seus clientes? Definido corretamente as suas palavras-chave? E por ai fora! Feita esta análise, pode então passar à ação e identificar, por exemplo, as redes sociais em que quer participar, os autores, temas e frequência de publicação de artigos no seu blog, a rotina de publicação de conteúdos para geração de leads, landing pages, envio de email marketing, etc.

7. Plano de ação

E estamos quase no final! Falta calendarizar as ações de comunicação e as estratégias de Marketing Digital a desenvolver no plano de ação.

8. Orçamento de Marketing Digital

A par, deve determinar um budget ou orçamento de Marketing Digital que inclua os custos das ações identificadas e também a previsões de receitas e previsões de lucros.

9. Controlo e avaliação

Colocado em prática o seu novo plano de marketing digital, é tempo de monitorizar os resultados obtidos. Sim, este é um trabalho contínuo, pois os números que recolher no controlo e avaliação do plano são o guia para a criação do próximo plano de Marketing Digital. Mesmo que todos os objetivos tenham sido alcançados, o universo online está sempre em constante mudança e para a acompanhar sem comprometer os seus resultados, deve fazer de tempos a tempos novos planos de Marketing Digital, com os devidos acertos.

Agora que sabe como fazer um plano de Marketing Digital, verifique se tem tempo e recursos humanos disponíveis para elaborar este documento e levar a sua empresa a bom porto. Se precisar de ajuda, clique aqui e peça-nos uma proposta para elaboração do seu plano de Marketing. Teremos todo o gosto em delinear uma estratégia que permita à sua empresa crescer na Internet e ficar um passo à frente da concorrência!