UM BOM WEBSITE: A REGRA PARA QUE A SUA EMPRESA SEJA COMPETITIVA
Enfrente o mercado de trabalho cada vez mais agressivo. Criar um website é a regra de ouro para se manter ativo.
Os novos desafios da tecnologia têm obrigado as empresas a encontrarem novos trajetos para poderem divulgar os seus conteúdos. A Internet transformou-se, assim, num local com infinitas possibilidades e ter um website ativo há muito que se tornou numa regra fundamental para cumprir as novas exigências do mercado.
Sabia que a percentagem de empresas com a ligação à Internet quase triplicou desde 2003? Em 2018, 86,4% das empresas, independentemente do seu escalão, estavam online. Além disso, entre 2002 e 2017, a percentagem de utilizadores com computadores e acesso à Internet aumentou para os 66,8%. Os dados móveis vieram também facilitar o acesso ao mundo online noutros dispositivos, como é o caso dos smartphones.
Atualmente, a Internet funciona como uma enciclopédia onde as pessoas vão procurar tudo, já que acesso fácil e informação gratuita são uma combinação muito atraente. E é nesta equação que a sua empresa deve entrar. Criar um website para o seu negócio é fundamental para marcar o seu espaço no mundo digital. Mas atenção! Construir um site é muito semelhante a um projecto de arquitetura: requer um delineamento estrutural muito bem pensado, além de todas as restantes apostas estilísticas no mesmo. Para além da estrutura, layout, tipografia e cores, o seu website deve ser otimizado e funcionar de forma responsive. Se necessitar de auxílio nestes parâmetros, a Sanzza dispõe de profissionais dispostos a ajudá-lo a criar um website atraente que cative os seus futuros clientes.
Saiba quais os 7 objetivos fundamentais que um website deve cumprir para ter sucesso:
1 – Transmitir credibilidade
Para muitos utilizadores da Internet, o seu website vai ser o primeiro impacto que irão ter com o seu negócio. Por isso, é necessário cativá-los com uma imagem profissional e atraente que transmita credibilidade. Esta surgirá a partir de uma opção por cores e estilos tipográficos que vão de encontro aos valores que pretende transmitir e que se adeqúem à área de mercado em que trabalha.
2 – Ser uma montra online
A sua empresa precisa de ter um espaço online onde possa divulgar os seus produtos para todo o mundo. Um website é uma ótima ferramenta de Marketing Digital para chegar a mais consumidores. Para além de que o cliente terá acesso direto às informações dos seus produtos, entre outras ações que, eventualmente, facilitem a compra dos mesmos.
3 – Estar presente nas redes sociais
As redes sociais são uma ótima ferramenta para utilizar e fazer com que a sua empresa cresça e chegue a mais pessoas. Plataformas como o Facebook, o Instagram e o LinkedIn possuem opções variadas e criativas para divulgar os seus produtos e para fazer a comunicação da sua empresa. Outra das benesses das redes sociais é a possibilidade de estabelecer contacto direto e instantâneo com os seus clientes através das plataformas de chat – um fenómeno cada vez mais valorizado nos dias de hoje. Deverá também integrar o seu site com as redes sociais da empresa, pois, a partir daí, a partilha de conteúdos poderá ser automática.
4 – Criar conteúdo
Gerar conteúdo é uma das formas mais eficazes de captar a atenção dos seus seguidores e potenciais clientes. Por isso, não se esqueça de inserir no seu website uma página dedicada a notícias ou artigos, onde possa publicar conteúdos diversificados. Uma vez que é atualizado regularmente, esta é também uma forma de tornar o seu website relevante para o Google, o que aumenta as hipóteses de o seu website subir no ranking de resultados de pesquisa.
5 – Demonstrar segurança
O SSL (Secure Socket Layer) é um dos principais fatores de segurança do seu website, pois a encriptação https (disponível apenas para quem tem certificado SSL), é essencial para marcar uma presença credível na Internet. O mais recente algoritmo do Google começou por privilegiar os websites que possuem esta tecnologia, colocando-os à frente daqueles que não utilizam o protocolo de segurança, o que aumenta assim a possibilidade de estes aparecerem nos primeiros lugares de resultados de pesquisa do Google. Não se esqueça de que também é importante optimizar o seu site para o Google. Estar visível nesta ferramenta é essencial para conseguir atingir o sucesso que sempre ambicionou.
6 – Ser responsive
Nos dias de hoje, é importante ter um site responsive, isto é, um site que responda de forma adaptável aos vários formatos de ecrãs em que pode ser visto, até porque atualmente a maioria dos sites são acedidos através de versões mobile. Se não possuir um website adaptável, este será exibido de forma desconfigurada em algumas plataformas. Não fique para trás e dê resposta às realidades do novo mundo tecnológico.
7 – Analisar o seu tráfego
É obrigatório que crie uma conta no Google Analytics, de forma a poder traçar o perfil de quem o visita, que páginas são mais visualizadas e que palavras-chave os utilizadores utilizam para chegar até si. Acredite que este tipo de informações são importantes para poder desenvolver uma Estratégia de Marketing que melhore o desempenho da sua página e da sua empresa.
Como pode verificar, as empresas e os indivíduos estão a passar cada vez mais tempo no espaço virtual. Se pretende prender-lhes a atenção, deverá possuir um website que seja bem pensado, regularmente atualizado, seguro e monotorizado. Se necessitar de ajudar em qualquer um destes campos, contacte a Sanzza para obter um site funcional, atraente e responsivo.